sábado, 30 de janeiro de 2010

3ª dica True Colors - Stencil e textura

Utilizei stencil e textura para fazer mais duas páginas do calendário de mesa. Esses materiais são muito legais de utilizar, eu uso bastante nos meus trabalhos. O que estou trazendo hoje é mais uma dica/idéia de utilização destes materiais em scrap, dica mesmo fica por conta da aplicação e da coloração da textura.
Aqui utilizei papel Repeteco Liso Linha duo - Primavera, pedaços de esponja macia, um stencil, tinta PVA Cromo - violeta cromo e tinta acrílica Pink, ambas da True Colors.
Molhei a esponja no violeta, dei umas batidinhas num papel de apoio para retirar o excesso, depois ajeitei o stencil sobre o papel e comecei a aplicar a tinta com a esponja sempre com batidas bem leves. Repeti o processo várias vezes, fiz algumas vezes com o violeta, depois que esta cor secou apliquei, da mesma forma, o pink, intercalando as cores.





Para dar um destaque na página, em um pratinho, coloquei um pouco de textura Acqua Glitter Prata e um pouco de tinta PVA Cromo - violeta cromo. Dica: misture tudo de uma vez que for utilizar, pois se faltar será difícil conseguir a mesma tonalidade.

Posicionei o stencil sobre a folha pintada anteriormente e apliquei a textura. É importante aplicar a textura com uma espátula plástica apropriada, pois assim não corremos o risco da textura se espalhar pelos vãos do stencil. Notem que depois de seca a textura muda de cor, fica meio transparente.


Na metade da folha colei um retângulo do papel Linha Duo Básico Listras - Manjericão, da Repeteco, antes de colar passei carimbeira lilás em toda a volta deste retângulo. No retângulo com os dias do mês, colei uma borda de papel liso Linha Duo - Violeta, depois centralizei no retângulo de listras e colei. Na parte de cima desta página do calendário, colei chatons pink nos miolos das flores em relevo.



Na divisão entre as duas folhas da página, colei sianhinha fina lilás, no canto esquerdo apliquei uma flor de tecido com uma bailarina e por cima da bailarina colei mais um chaton pink. Para finalizar colei um chaton em forma de flor roxa na parte inferior direita da página.

Aproveitando a bagunça que fiz com a textura e as tintas, fiz mais uma página do calendário.
Peguei um stencil de flor, cortei um retângulo do papel Liso Linha Duo - Primavera e apliquei a textura Acqua Glitter Prata, com auxílio de uma espátula de plástico. Antes de aplicar a textura, apliquei um pouco de tinta PVA Cromo - violeta, com uma esponja, apliquei bem de leve, só para fazer umas marquinhas bem pequenas e discretas. Com a textura fiz 4 flores e em cada uma apliquei uma cor diferente de Bit Color, que é minha paixão!!! Na primeira apliquei Bit Color Roxo, na segunda Pink, na terceira violeta e na quarta branco. Esperei secar um pouco, recortei um retângulo de 4X14cm .

Neste retângulo com as flores fiz uma moldura de 2mm com o papel Liso Linha Duo - Violeta, do lado mais escuro e fiz a mesma moldura no retângulo com o mês. Como estou usando papéis e desenhos de flores escolhi o mês de Setembro, pois é o mês do início da Primavera.



Recotei um retângulo de 14X10cm do papel Linha Basic - Listrada Dupla Lilás, da Repeteco e após passar carimbeira lilás em toda a volta, colei na parte de cima da base de chipboard, na parte de superior deste retângulo colei o retângulo com as flores em relevo ( 1cm abaixo da borda superior). Em seguida cortei um outro retângulo de 14X21cm do papel com flores da Linha Primavera, da Repeteco, passei carimbeira lilás nas laterais e colei na parte de baixo da base de chipboard. Na junção entre as duas partes colei sianinha roxa; e centralizado na parte inferior da página, colei o retângulo com os dias do mês.

No centro desta página apliquei, com uma bailarina cor de rosa, duas flores, uma pink e a outra roxa. Estas flores ganhei da minha amiga Ana Caldatto, são de um materia muito legal e diferente, mas que não sei o nome, depois volto aqui para dar mais detalhes sobre as flores.Para finalizar a página, apliquei uma bailarina rosa em cada canto do retângulo com os dias do mês.

Bom, esta foi a minha terceira dica, espero que gostem. Semana que vem eu volto com a dica ' Carimbando com tinta".

Antes de ir embora quero contar uma novidade: esta semana foi uma semana de decisões em minha vida, pensei muito, junto com meu marido e cheguei a conclusão de que não está valendo a pena eu trabalhar fora, como professora de arte. Professor trabalha muito e ganha pouco, juntei isso com meu problema no braço, na coluna, minhas filhas pequenas, minha paixão pelo scrap e decidi que vou me afastar da Prefeitura. Este ano vou me dedicar às minhas filhas, ao meu marido, minha casa, ao scrap, a música e, principalmente, cuidar da minha saúde, que está pedindo socorro. Não vou abandonar totalmente a vida de professora, pois na escola de música continuarei dando aulas. Quando lembro das crianças da escola fico com o coração apertado, mas quando lembro da correria, do cansaço, do trabalho acumulado, da bagunça em casa, das saudade que sentia das minhas filhas... me sinto aliviada. A partir de segunda-feira meu trabalho oficial será o scrapbook. Que venham as encomendas!!!

Beijos

sábado, 23 de janeiro de 2010

2ª dica True Colors - Usando Máscaras

Bom, hoje trouxe uma idéia na qual utilizei alguns recortes de chipboard e figuras cortadas com furadores como máscara, para fazer meus próprios e exclusivos papéis de scrap (chic, não é?!).
Vamos lá!

Primeiro peguei um forador de flor e fiz 9 flores de um papel grosso. Arrumei-as sobre o papel que será minha base, de medida 14X20, aqui usei um papel liso branco, este uqe usei tem um pouco de brilho. O papel branco tem as medidas do meu calendário de mesa. Lembram que estou criando as dicas juntamente com a confecção do calendário de mesa que enviarei na troquinha da comunidade ASMDF.
Depois de tudo arrumado borrifei tinta Spray color Violeta sobre este papel com as flores. Aguardei uns minutos e retirei, com auxílio de uma pinça, todas as flores do papel. Assim ficou pronto meu papel base, com o efeito máscara.






Depois peguei um retângulo do papel Duo Básico listras - Violeta, da Repeteco, na medida de 6,5cm X 20,0cm. Para dar um acabamento bonito nas laterais do retângulo, molhei um pedaço de esponja na tinta acrílica Orquídea, da True Colors, retirei o excesso, esponjando num papel de rascunho e logo em seguida esponjei as laterais do retângulo. O efeito foi de um distress com carimbeira, preferi fazer com tinta para ter certeza que a cor ficaria igual as cores do trabalho.









Para completar o trabalho, separei os próximos materiais que irei utilizar: renda, fita lilás (usei de listras degradê), o embelishment que fiz na primeira dica, semana passada, e um tapetinho rendado, branco (aqueles que se usam em badejas).

Colei o retângulo de listras no papel base e por cima dos dois colei o tapetinho branco, antes de colar defini o lugar para que tudo ficasse bem centralizado.


Em uma das pontas do arabesco do embelishment fiz um laço com a fita lilás degradê.


Em volta do calendário colei a renda branca, usei dupla face nas partes maiores e Glue Dots nos cantinhos, para segurar a dobra da renda.




Agora é só juntar tudo, colei a maior parte do trabalho com cola de Scrap da Repeteco e alguns pedaços com dupla face e fita banana.


Pronto esta foi a minha segunda dica! Espero que gostem!!! Qualquer dúvida podem perguntar!!!

Esta foi a segunda dica, mas não resisti e fiz uma outra sugestão usando a mesma técnica das máscaras. Fiz a capa do calendário.

Antes de mostrar o PAP preciso mostrar uma coisa. Estava precisando de tinta pink, a que eu tinha acabou, aí fui mexer no "buraco negro" do meu armário, aquele lugar onde guardo tudo e não acho nada! Olhem o que achei!

Minha mãe tinha razão quando dizia que quem guarda tem! Sei lá quando comprei estas tintas, nem me lembro no que usei, só sei que hoje elas foram salvas do "buraco negro"! Olhem o logotipo, que diferente! Kkkkkk

Mais uma idéia com a segunda dica, usando máscaras.

Para fazer a capa do calendário de mesa usei um retângulo de 14X20 do papel Liso Linha Duo - Primavera, da Repeteco. Arredondei os cantos. Só para lembrar: todas as páginas que eu fizer serão coladas no chipboard da mesma medida, para dar sustentação ao calendário.
Sobre o papel rosa coloquei alguns arabescos de chipboard e algumas das flores que furei com furador (as mesmas que usei na página de Janeiro).


Para fazer o meu papel de base, fiz o efeito máscara, só que agora não usei spray e sim tinta acrílica da True Colors e apliquei com auxílio de esponja. usei as cores Violeta, Pink, Erva Doce e Camurça. Para me assegurar que nada sairia do lugar, colei os recortes com cola reposicionável. Esponjei uma cor por vez, dando espaço de alguns minutos entre uma cor e outra para não borrar e nem misturar muito. Depois de tudo esponjado, deixei secar um pouco e retirei os recortes. Está pronto, mais uma vez o efeito Máscara.

Agora recortei, ou melhor, rasguei um pedaço do papel Liso - Violeta, da Repeteco. Tomei cuidado para deixar o lado branco do rasgado para cima. Nestes lados rasgados, para dar um efeito de distress junto com paper rolling, umideci todas as laterais, molhei o dedo na tinta acrílica Pink, da True Collors e passei nas laterais, ainda molhado enrolei um pouco as laterais, principalmente nos cantinhos.

Recortei um retângulo de 10X9 do papel Linha Primavera - Listras, da Repeteco e nas laterais passei primeiro carimbeira lilás, deixei secar e em seguida passei carimbeira pink, para dar um acabamento diferente para este retângulo. Colei este retângulo no retângulo lilás.

Da mesma linha Primavera, de papéis Repeteco, usei o papel Flores. Recortei algumas flores e nos iolos colei uma pedrinha tipo strass.

Nos arabescos que usei para fazer a máscara passei 2 mãos da tinta PVA/CROMO, da True Colors, na cor violeta Cromo. Colei os menores no canto esquerdo, superior do retângulo de listras.

Peguei os numerais para formar 2010 e passei, também, uma mão da mesma tinta. Deixei secar e apliquei uma camada generosa de cola para scrap da Repeteco e joguei glitter lilás em cima dos números. Deixei secar e colei no meio do retângulo de listras.

Colei tudo isso sobre o papel base. E para finalizar colei as flores nos cantos do retângulo.

Bom, por hoje é só! Nos blogs das meninas do TC da True Cloros vocês encontrarão outras dicas com a técnica da máscara, não deixem de visitar!!!!

Semana que vem tem mais, a próxima dica será utilizando stencil! Oba!

Beijos a todos!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Janeiro é o mês dos aniversários

Meu marido tem uma família enoooorme e agora, no mês de janeiro, várias priminhas (filhas dos primos dele) fazem aniversário, então fiz algumas coisinhas de scrap para presenteá-las, pois sei que meninas adoram caderninhos e bloquinhos cheios de fru-frus!

Estes foram para a Luana

Presente para a Princesa Júlia Presente para a Maria Fernanda

Esta agenda fiz ontem, junto com a Marcela, minha sobrinha (que também já está viciada em scrap). Como ela está apaixona escolheu as cores vermelho e preto. Adorei o resultado, queria para mim!!!