quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sábado é dia de Dica True Colors!!!

Hoje a dica que vou dar é sobre a utilização do Spray Color, para o projeto usei outros materiais da True Colors, mas a dica principal é a respeito do Spray.
Pelo menos nos meus trabalhos essa dica é fundamental, sem ela teria perdido muito material. Muitas vezes quando utilizo o spray sobre o papel caem alguns pingos indesejados de tinta, isso porque não presto atenção e utilizo o spray muito próximo ao papel, para resolver este problema a solução que encontrei foi a seguinte: pegar um pedaço de papel toalha, dobra-lo várias vezes até formar uma ponta fina em um dos lados, aproximar esta ponta da gota de tinta, mas sem encostar no papel, o papel toalha irá absorver a tinta em excesso, deixando, no papel, apenas a tinta borrifada com o spray. Fica perfeito!!!

Bom, agora o passo a passo da confecção do porta retrato, no qual utilizei a dica de hoje:

Utilizei duas placas de chipboard, de 15X20 cm, uma delas com um retângulo de 9X14 vazado no centro.
Apliquei em todas as bordas do chipboard uma camada de BETUME Metal Ouro, da True Colors, assim nenhuma lateral da éça ficará sem acabamento.
Depois que o betume estava bem seco, apliquei uma camada fina de cola para Scrapbook, da Repeteco e colei, na parte vazada, uma folha de papel metalizado bege, alisei bem, com um pano macio e aguardei a secagem para, só depois, retirar o excesso do papel com um estilete bem afiado, é importante a cola estar bem seca para não rasgar o papel!
Coloquei a parte pronta dentro de uma caixa de sapato, para não fazer sujeira ao aplicar o spray.
Apliquei três cores de spray, comecei pela mais escura: o Spray Colors Níquel, aguardei secar (que é super rápido) e apliquei a cor intermediária: o Spray Colors Rosa Oriental Mate, aguardei novamente a secagem e apliquei a última cor, que é a mais clara e a que eu queria que ficasse mais em evidência: o Spray Meral Ouro Rico.
Aqui da para visualizar as gotas indesejadas de tinta, com o papel toalha retirei o excesso.

Vejam como ficou, nem parece que caíram pingos grandes de tinta no papel, não é?
Aqui da para perceber que como o papel era fino, em alguns lugares apareceram umas bolhas, com cuidado fui tentando empurrar as bolhas para a borda da peça, como a tinta amoleceu a cola ficou fácil de empurrar as bolhas e fazer o papel aderir ao chipboard novamente.

Para dar acabamento neste papel que acabei de pintar, com um batedor de stencil de espuma, apliquei uma leve camada do mesmo betume, que utilizei antes, nas bordas deste papel.

Na parte de chipboard inteira colei um papel de listras, no mesmo tom dos sprays que utilizei, para ficar ainda mais "harmonioso" (rsrsrs) apliquei no papel de listras, uma leve borrifada de Spray Ouro Rico. Colei a parte vazada sobre a outra parte, tomando cuidado para passar cola nas laterais e na parte de baixo, deixando, na parte de cima, uma parte sem colar para a entrada da foto.
Peguei um dos meus carimbos preferidos, das Loucas por Caixas, passei a carimbeira marro escuro e carimbei na parte inferior do porta retrato. Joguei pó de emboss transparente e derreti com o aquecedor de emboss.

Escolhi um estencil OPA, com desenhos de arabescos e folhas, prendi no porta retrato com fita crepe e com uma espátula da Condor, apliquei uma camada uniforme da textura Aqua Metal Níquel, da True Colors, retirei o estencil com cuidado e acelerei a secagem com o aquecedor.
Para complementar o porta retrato fiz algumas flores com círculos, desgastei as bordas com estilete e umedeci essas bordas com água, apliquei com a ponta dos dedos uma leve camada de betume, aproveitando que o papel estava mole dei uma leve enroladinha nas beiradas dos círculos. Colei 4 círculos em cada flor, nos miolos apliquei cola e por cima joguei Bit Color Pistache, retirei o excesso, fiz duas folhas para cada flor. Ao todo fiz duas flores grandes e uma pequena.

Colei uma fita fina, marrom, na parte de baixo do porta retrato, em cima da palavra Memórias, no canto direito desta mesma parte, colei as flores maiores com suas folhas.
Na parte de cima colei uma fita marrom mais larga, fiz um nó no canto esquerdo, deixando duas pontas pequenas aparentes, por cima desse nó colei a flor menor.

Para o porta retrato ficar de pé colei uma tira de chipboard, revestido com as sobras dos papéis, na parte de trás da peça. E pronto, aí está o porta retrato que fiz para minha parceira Rosa, da troquinha da Amizade, da Comunidade Dicas de Scrap da Ana e Amigas.
Para acompanhar o porta retrato fiz esse cartão, utilizei a mesma técnica do spray. Ainda utilizei um carimbo de rosa, das Loucas por Caixas, algumas bailarinas, pérolas, fita decorada, e uma frase sobre a amizade que recortei de um papel Scrapdiary, fiz um recorte com a sizzix, de papel bege metálico, enfim, tudo combinando. Espero que ela goste, fiz com muito carinho, pois a Rosa é daquelas pessoas que acabamos de conhecer, no meu caso virtualmente, e já nos afeiçoamos por ela, ela é um doce de pessoa e uma grande artista, faz coisas lindas!

Por enquanto é só! Ufa, hoje o post foi longo!!!
Logo mais trarei muitas novidades da True Colors, nova cor para projeto, novas integrantes, novos desafios...isso se eu não morrer de curiosidade antes!!! rsrsrs
Beijos e até o próximo post!!!

6 comentários:

  1. adorei ainda por cima são rosas , rrrrssss, ficou um charme as flores adorei
    adoro esse betume , beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindos e pude comprovar pegando nas mãos.
    Teu trabalho é perfeito querida.
    Obrigada sempre pelo teu carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Suuuu !!!
    Ficou lindo !!!
    Que dica óteeeeemmmaaaaa !!!
    Vou tentar fazer !!!! rsrsrs !!!
    Beijusssss !!!!!!
    Lu True Colors

    ResponderExcluir